Unhas

As unhas hoje em dia são uma grande armadura de glamour para toda a mulher, tanto as adultas com suas unhas compridas esbanjando luxo, quanto as pequeninas, com suas unhas pequenas e limpinhas, e seus esmaltes de estrelinhas. Conheça soluções simples e práticas para exibir unhas bem cuidadas e bem pintadas.
Cuidados Básicos
* Mesmo se não fizer as unhas em casa, mantenha no banheiro um “kit manicure” para ser usado em emergências, como uma festa inesperada ou quando sua unha quebra ou seu esmalte lasca.
* Tenha nesse kit lixa de unha, palitos, esmaltes (um bem claro e outro de sua cor de preferência), base de unhas, removedor de esmalte, algodão, cortador de unha e alicate.
* Cuide quando for cortar a unha sozinha. Cortes mal feitos facilitam o encravamento das unhas. Se não tiver prática, prefira sempre ir à manicure.
* Se as suas unhas estiverem quebradiças, passe uma base fortificante, cuide da alimentação, e mantenha as mãos hidratadas e longe de produtos químicos que ressecam as mãos como alvejantes e detergentes.
* Perca a mania de retirar a cutícula. Só as brasileiras têm essa cultura, e isso é uma porta de entrada para bactérias e micoses. Apenas retire os excessos de pele e aqueles “arrepiadinhos” que incomodam.
* Leve sempre o seu alicate e a sua lixa de unha quando for ao salão. Isso evita a contaminação de várias doenças, como AIDS, hepatite e micoses.
* Não use esmalte direto. Uma vez por mês fique um tempo sem esmalte para que a unha “respire”.
* Não use acetona, mas sim removedor de esmalte. A acetona deixa as unhas ressecadas e quebradiças.
Unhas bonitas e saudáveis
Esmalte: para o esmalte durar mais tempo, a dica é passar a ponta do dedo sobre a parte lixada da unha logo depois que ela for pintada. Isso ajuda a retirar o excesso de esmalte, o principal culpado pelas pontas das unhas descascarem rapidamente. O esmalte seca mais se você tirar e limpar bem o pincel do esmalte antes de aplicá-lo. Depois disso mergulhe as mãos em um pote com água bem gelada ou use um óleo secante. Quando o esmalte começa a descascar, é hora de retirá-lo e aproveitar para caprichar na hidratação da área. Dê um intervalo de pelo menos uma semana, pois as unhas precisam respirar. Deixar as unhas pintadas por mais de cinco dias pode enfraquecê-las.
* Acabou o tempo em que as mulheres usavam apenas cores claras, a regra atual é inovar! Seguir o seu estilo e escolher cores que forem de acordo com o seu gosto, estilo e ocasião!
O esmalte deve combinar com:
O seu jeito de ser: não adianta comprar um esmalte fosforescente se o seu estilo é mais discreto. Seja fiel ao seu estilo!
O seu objetivo: aonde você vai ir? Bem, um vestido preto noturno fica ótimo com esmaltes dourados/vermelho vivo… Agora, caso você vá fazer uma viagem para a praia ou o campo, prefira um esmalte claro, ou transparente.
Cutícula: O ideal é retirar só o excesso, pois ela forma uma barreira protetora contra a invasão de microorganismos causadores de doenças. Comece aplicando um creme específico para amolecer cutículas e, em seguida, empurre-as. Com a própria espátula, retire somente o excesso de pele. O que sobrar, retire com o alicate, mas sem eliminar toda a cutícula. Ela protege as unhas contra fungos e bactérias. Por isso, é um erro retirá-la totalmente.

Instrumentos e produtos: Mantenha todos os instrumentos (espátula e alicate) limpos e, se possível, desinfetados. Se você vai à manicure, verifique se ela desinfeta o material após utilizá-lo em cada cliente. Não tente reaproveitar esmaltes ressecados utilizando solventes, pois eles modificam sua composição química, comprometendo a qualidade do produto.

Como lixar as unhas: As unhas dos pés precisam ser lixadas em formato quadrado para evitar que encravem. Nas mãos, vale também o formato redondinho, desde que a unha não fique pontuda, o que poderia fazer com que ela quebrasse com mais facilidade. O formato oval é ideal para unhas fracas, porque quebra com menos facilidade. O quadrado exige movimentos firmes e retos da lixa. Unhas redondas devem ser lixadas na diagonal.

Acetona: Use acetona só uma vez por semana. Esse tipo de produto, quando usado em excesso, resseca as unhas, que se tornam frágeis e quebradiças.

Limpeza
A limpeza das unhas é o começo de toda a democracia para a unha perfeita! Bem, quando a unha é feita no salão, você não precisa preocupar com nada, pois as providências são tomadas pela profissional. Mas hoje em dia, as manicures não estão mais tão úteis quanto antes, já que boa parte das mulheres prefere fazer as unhas em casa. Acontece que, nem todas fazem tão bem quanto as manicures. Mas isso não é difícil! Primeiro: evite pegar na areia, lavar louça e mexer com produtos químicos sem o uso da luva, pois as suas unhas sujam e estragam facilmente em contato com essas matérias. Segundo: caso seja menor de 14 anos, evite unhas grandes! Sem querer censurar, mas principalmente nessa idade, as garotas entram em contato com bastante tipo de coisa, e assim a sujeira se acumula cada vez mais fácil! Além de que é fato isso não ser muito saudável. Terceiro: use o palito, ou o alicate para limpar por baixo, mas se não souber, peça ajuda para alguém. Também não “cavoque” muito, pois se você machucar pode acabar causando uma inflamação. Não deixe a unha comprida por muito tempo, pois com o passar dos dias ela vai se desgastando, e naturalmente sujando cada vez mais. Quando vir sinais de rachaduras ou sujeira, corte sua unha e espere crescer novamente.
Pele Branca
Pele Morena- Clara
Pele Negra
Unhas Postiças
As unhas postiças podem salvar a nossa vida. Além de ser uma solução para quem tem unhas fracas e quebradiças, também são indispensáveis em situações de emergência, principalmente antes daquela festa super importante. O melhor de tudo é que nem parece unha de “mentira”. Hoje em dia, muitas delas são feitas de plástico que se adere facilmente. É só escolher o formato preferido: oval, quadrado ou natural. Com as branquinhas basta apenas um esmalte de brilho ou glitter. Algumas já são pintadas. Neste inverno, a tendência é o chocolate. Já a clássica francesinha ou ainda as unhas decoradas, verdadeiras obras de arte, nunca saem de moda.
Cuidados: Apesar de o desenho anatômico facilitar a aplicação é necessário alguns cuidados. Antes de mais nada é preciso escolher o formato da unha postiça semelhante ao da unha natural, para não causar desconforto. “Deixe para aplicar as unhas no mesmo dia que for tirar a cutícula, isso pode irritar o local. Caso você utilize as próteses de unha por 20 dias seguidos, dê um descanso de uma semana para as unhas naturais”. E para mantê-las em ordem evite água muito quente, não bata as pontas, não utilize acetona e use luvas ao lavar louça ou roupa.
Unhas Encravadas
O que é? A unha encravada ocorre quando uma de suas pontas enterra na pele ao seu redor. Isto acontece porque a pele forma uma barreira ao seu crescimento e, como a unha não pára de crescer e é mais dura, ela penetra na pele causando dor e inflamação. A causa é, geralmente, o hábito errado de se cortar os cantos das unhas. Isto causa a formação de uma ponta na extremidade cortada e permite que, com o peso do corpo, a pele que antes estava embaixo da unha, se projete para cima e entre na frente da mesma. Com o crescimento, a unha encrava neste local. O uso de sapatos de pontas finas também facilita o encravamento das unhas. Em crianças recém-nascidas, o uso de macacões com pés fechados também podem ocasionar o problema se não forem bem folgados.
Tratamentos: Para evitar o encravamento das unhas, nunca as corte pelos cantos, mantendo sempre as pontas livres. As unhas dos pés devem ser cortadas retas. Evite cortar as unhas curtas demais, deixando sempre uma pequena faixa de borda livre (aquela parte branca). Evite usar calçados apertados. O tratamento varia de acordo com a intensidade de cada caso. Desde medidas simples, como o afastamento da pele inflamada por um chumaço de algodão até procedimentos cirúrgicos para remover o tecido inflamado ou destruir a matriz da unha no canto onde ela encrava podem ser necessários. A extração da unha deve ser evitada pois, quando ela voltar a crescer, pode encravar novamente.
10 dicas de uma unha perfeita
1 – Sempre corte a unha com o alicate e dê a forma com a lixa.
2 – O correto é lixar das laterais para o centro, sempre numa só direção.
3 – Deixe os cantos levemente arredondados. Isso evita a quebra da unha.
4 – Para amolecer as cutículas, use um amolecedor Risqué ou Creme para as Mãos no contorno das unhas.
5 – Depois de empurrar e remover as cutículas, aplique uma camada de Óleo Secante. Ele protegerá a unha da lixa polidora.
6 – Com a parte fina da lixa de polir faça movimentos de vai-e-vem na superfície da unha. Esse polimento remove os resíduos e deixa a superfície lisa, para que o esmalte espalhe uniformemente. Isso aumenta a durabilidade, pois diminui o risco de descascar.
7 – Passe Base Risqué em todas as unhas.
8 – Aplique uma camada fina e bem distribuída de esmalte sobre a unha. Comece pelo centro e vá para as laterais.
9 – Com cuidado remova as sobras de esmalte das laterais.
10 – Finalize com uma camada de Óleo Secante.

Créditos

Comunidade Toda Garota Deve Saber

11 Comentários

  1. Amigaa adorei as dicas…as minhas estavam enormesmais acabei cortando já estavam encomodando..mais já quero deixar crescer de novo!!Eu sou fã dos esmalte mais escuros!Mais últimamente só pinto de rosa..rsAdorei amiga em saber desse dicas!!!!bjinhoss e boa semaninha apra vc♥te adoroo s2http://dessajoliiee.blogspot.com/

  2. Olávim agradecer a visitabjimwww.esmaltechic.blogspot.com

  3. Amiga adorei suas dicas como sempre super proveitosas=)Minhas unhas estavam grandinhas mas quando uma resolve quebrar eu aparo pra fik td igual.. Estão medias e lindas de vermelho=) heheSaudadinhas minha amore♥

  4. Otimas dicas ! Amei seu blog ja estou seguindo, eu tenho um blog sobre cabelos se puder passar la e me seguir vou gostar bastante, beijinhos…http://aprendizdecabeleireira.blogspot.com/

  5. Nossa, Amei as dicas, super úteis. E realmente eu sou morena clara e as cores que foram indicadas são as que melhor proporcionam a nossa pele.Estou seguindo. Beijos.http://visaodegarota.blogspot.com/

  6. amigaa adoreei o postsuper mega 10http://thaa03.blogspot.com/

  7. Amooo suas dicas ! Nunca fui tão viciada em esmaltes quanto ultimamente *-*bjs

  8. Adorei as dicas amiga !Fiquei beeem sumida mas já to de volta e vim te agradecer por ter passado la no meu cantinho , amo suas visitas!Um super beijo e to adorando seu blog :Dbjuuu

  9. Comentários respondidos🙂

  10. Oi amiga passando aqui no seu cantynho mimoso, para deixar minha markinha e dzer q adoroo muit vc.Amei aqui viu..depois qro dicas ^^Bjitossssssss

  11. Comentário respondido🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: